De Viseu fomos para Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral. Ainda na estrada visitamos o Centum Cellas, uma construção romana de uso desconhecido. Sobrou um edifício de 3 andares, em formato cúbico e algumas ruínas ao redor.
Em Belmonte há um Museu das Descobertas, que estava por fechar e não visitamos.
Vimos, contudo, a igreja de São Tiago, um panteão da família Cabral. No corpo da capela está o corpo da freira Maria Gil Cabral, filha do bispo da Guarda D. Gil Cabral e tia de Pedro Álvares Cabral, em túmulo com o escudo desenhado com duas cabras, dos Cabrais.
Numa ampliação da capela, estão enterrados os restos dos pais de Cabral, de seus avós maternos, de um tio materno e alguns Cabrais mais novos. Algumas poeiras e cinzas de Pedro foram transladados de Santarém e ali simbolicamente sepultados.
Por fim, fizemos um giro pelo castelo, do qual não sobraram muito mais que as muralhas. Em uma sala, contudo, pode-se ver como ele era, em u'a maqueta.
Segue para Sintra ...
Índice de Portugal
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.