Como o nome trai, a Flórida era território espanhol. Na Páscoa de 1513, Juán Ponce de León chegou ali e tomou o território dos índios seminoles. Na Flórida fica a mais antiga cidade dos Estados Unidos, St. Augustine, fundada em 1565.
Na Flórida ficaria o famoso El Dorado, com a tão procurada fonte da juventude.
Na guerra de Creek (1813-1814), os americanos tomaram a região dos espanhóis.
A Flórida é o mais brasileiro dos estados americanos. O clima e a gente lembram o Brasil.
Além disso, em Miami e Orlando, o português é língua corrente, tanto são os brasileiros que lá trabalham ou visitam as cidade, principalmente em função da Disneylândia.
O centro da cidade de Miami é tomado por hotéis e comércio. Um cais com passarelas de madeira acompanha a baía, onde inúmeros barcos ficam ancorados.
A praia não fica longe do centro e suas águas são convidativas. Foi a única praia dos Estados Unidos onde vi águas esverdeadas e mornas, orladas por areia fofa. Na orla marítima se pode observar uma série de prédios pintados com art deco: figuras geométricas em perspectiva, de cores leves e harmônicas.
A faixa praiana é uma ilha comprida, ligada ao continente por diversas pontes (chamadas causeways): a John F. Kennedy, a Julia Tuttel, a Broad (com pedágio), a Venetian (igualmente paga) e a MacArthur. O rio Indian Creek corta a ilha.
Mas o forte de Miami para os brasileiros são as compras. Recomenda-se cuidado com os vendedores cucarachas. São inúmeras as histórias de tombos dados por eles nos compradores. Além do quê, são grossos e impacientes. Parece que te fazem um favor de vender algo.
Perto de Miami ficam outros bairros bonitos, dos quais podemos destacar a praia de Coconut Grove.
Bem ao sul do estado fica o parque nacional de Everglades, uma área de florestas e pântanos, habitada por jacarés, cobras, insetos etc. Há poucos anos atrás um jacaré do Everglades quase comeu um menino brasileiro que se aproximou da água. Por sorte o pai da criança foi rápido e o animal era pequeno. Portanto, cuidado! É região selvagem e foge ao padrão do resto do país.
Também ao sul do estado fica uma fieira de pequenas ilhas, ligadas por u'a maravilhosa ponte-estrada. O ponto extremo é a cidade de Key West.
No lado oposto, o norte, temos Orlando, no interior do estado e as praianas Fort Lauderdale, Boca Ratón e Daytona Beach.
Atenção! A capital do estado não é Miami, mas a inexpressiva Tallahassee.
Como Miami é porta de entrada usual do país, dali saímos tanto para Nova York quanto para Saint Louis.
Segue Nova York... ou
Segue Saint Louis ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.