ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Inglaterra - Wiltshire

Salisbury

vista de Salisbury

A Salisbury hoje existente é uma cidade medieval parecida com Winchester, rodeada por uma cidade mais nova, às margens do rio Avon (um riacho de águas suaves e escuras).

A parte medieval está ao redor da Catedral de St. Mary. Os muros não existem mais. Dos antigos portões sobraram os de St. Ann e o South Gate. Algumas pontes de pedra dessa época passam sobre o Avon e seu tributário, o riacho Nadder.

O museu da King's House é muito interessante. Cheio de objetos escavados nas redondezas, cada qual localizado na sala específica de Idade da Pedra, Idade do Ferro, era Romana ou período saxão. Algumas réplicas de túmulos mostrando esqueletos de habitantes do local na Idade da Pedra.

vista de Salisbury

A casa Malmesbury, assim chamada em honra ao conde desse nome, foi construída em 1228 e reconstruída em 1399. Nela o rei Charles II morou, fugindo da Peste Negra que grassava em Londres. Também Haendel esteve por uns tempos nela e dizem que ali teria escrito parte de "O Messias". Há uma taxa de entrada, um pouco cara em relação aos demais edifícios.

 

A Catedral de Salisbury também lembra a de Winchester, no estilo chamado gótico inglês antigo.

 

tumba de John Longspee, pai

Suas laterais são quase todas tomadas por sepulcros, inclusive vários cavaleiros e alguns cruzados. O mesmo ocorre nas passagens avarandadas que existem na catedral. A tumba mais antiga é a de William Longspee, falecido em 1220, duque de Salisbury, meio-irmão do rei John e testemunha da assinatura da Carta Magna em 1215. A seu lado repousa sua mulher Ella. Também na nave da Catedral está a tumba de William Longspee, filho do casal, falecido em Mansoura (Egito) em 1250, combatendo os sarracenos como general dos cruzados ingleses.

Os vitrais da Catedral são lindíssimos e da época dos normandos. Há um guia que mostra a catedral, mas decididamente as pessoas ali dão mais importância às coisas que aos habitantes que ali viveram, sobre os quais se têm poucas notícias. Sabe-se até de onde o mármore das colunas veio, mas não se tem notícias dos governantes da catedral.

nave da catedral

Ela é supercomprida e altíssima. No meio da nave estão as cátedras de ambos os lados, para as autoridades eclesiásticas locais ouvirem a prédica.

Numa das alas da igreja fica o local de devoção a Santo Osmundo e a tumba de Sir Richard Mompesson, falecido em 1627. Na Chapter House está guardado o melhor conservado dos quatro originais da Carta Magna, que repousa solene numa sala repleta de documentos medievais e cálices antiqüíssimos.

Nas vizinhanças de Salisbury ficam dois monumentos antigos imperdíveis: a mundialmente famosa Stonehenge e a menos conhecida Old Sarum.

Segue para Shaftesbury ...

Índice da Inglaterra



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.